Untitled Document
 
Postada em: 31/08/2015 às 14:17
Queimadas prejudicam “pulmão” de Miracema
Fonte: Portal LJ
Clique na imgem para Ampliar
Localizado entre a cidade baixa e alta, paralelo à Av. Tocantins, está o que a população denomina de
Foto: Leal Junior


Nessa época do ano são comuns as queimadas na Estado do Tocantins, em que pese cada vez mais aumentar a busca pela conscientização no sentido de que sejam evitadas.

Em Miracema do Tocantins as chamadas “queimadas urbanas” acontecem em grande escala merecendo atenção especial das autoridades no sentido de coibir as mesmas, haja vista, que essa prática é considerada crime.

Ao contrário do que muitos possam pensar, as chamadas “queimadas urbanas”, por menores que sejam, são crimes ambientais passíveis de multas e processos.

“Juntar folhas ou recolher o lixo do quintal e colocar fogo em tudo.Queimar terrenos para limpá-los. O que, infelizmente, é rotina para muitos moradores, também é considerado crime ambiental” afirma uma autoridade da área.

Outro problema grave que comumente preocupa a população de bairros onde a queima de mato em terrenos baldios é constante é o perigo do fogo atingir as residências vizinhas a estes terrenos.

Na primeira capital em quase todos os setores a prática ocorre. O Portal LJ foi procurado por moradores da beira do Rio Tocantins, nas imediações do Ponto de Apoio, reclamando que determinadas pessoas não respeitam as leis e queimam lixo nos quintais.

“Onde estão as autoridades que não tomam providências?”, disse uma senhora cujos problemas alérgicos e respiratórios se agravam com a situação.

“Pulmão” de Miracema

Localizado entre a cidade baixa e alta, paralelo à Avenida Tocantins, está o que a população denomina de “pulmão de Miracema“. São milhares de árvores, muitas antigas, que contribuem para que a temperatura seja mais amena.

”É um local que precisa ser preservado”, disse um senhor ao LJ Notícias por ocasião da reportagem em função do fogo que ardeu no local por três dias queimando grande parte da vegetação, especialmente, as de menor porte.

“A população tem que denunciar, isso aqui é vida, ar puro e tudo de bom“, disse outra pessoa acrescentando que a diferença do clima no local é sentida por quem passa por ali.

A comunidade pede às autoridades responsáveis pela fiscalização do problema que fiquem atentas e apliquem as leis.

“É fácil identificar de onde vem o fogo, é só acompanhar a fumaça“, comentou Francisco Silva com a reportagem.


 
 
Notícias:
 
Mais Notícias:
 
 
 
Esportes:
 
Mais Esporte:
 
 
 
Videos:
 
Mais Video:
 
 
 
 
         
   
 
 
 
Mural de Recados
gilvando Diz:
Orozino Xavie que mora no meu condomínio aqui em Parauapebas ,tem mais de 30 anos quer não encontra com a sua família e a ultima noticia quer ele teve, foi quer eles morava ai na cidade de miracema,por favor ser tiverem alguma noticia de seu familiares entra em contato com...
 
 
 
 

Visitante Nº Contador de visitas

Untitled Document