Untitled Document
 
Postada em: 16/09/2015 às 19:40
Pacientes têm continuidade de tratamento contra o Câncer no Tocantins
Fonte: Governo do Tocantins
Clique na imgem para Ampliar
Estado contrata empresa e facilita tratamento para muitos doentes
Foto: divulgação


Para garantir a continuidade do tratamento de pacientes que lutam contra o câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contratou a empresa Oncoradium, de Imperatriz (MA), para assumir os serviços de quimioterapia no município de Araguaína. Nesta terça-feira, 15, a empresa já deu início aos atendimentos e a expectativa é que somente nesta semana mais de 50 pacientes sejam atendidos.

A empresa é a mesma que já está oferecendo os serviços de radioterapia à pacientes do Tocantins que estão na cidade de Imperatriz e foi contratada depois da rescisão do contrato com o Instituto Oncológico. Desde o dia 11 de setembro 116 pacientes foram encaminhando a Imperatriz.

Com a nova contratação, a Sesau garante que serviços continuem a ser ofertados em Araguaína. Assim, somente a radioterapia ainda será oferecida em Imperatriz. Enquanto isso, a Secretaria já está trabalhando para solucionar em definitivo a oferta do serviço no Estado do Tocantins.

Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, juntamente com técnicos da Sesau, participou de audiência de conciliação com o Ministério Público na 2ª Vara dos Feitos e Registros Públicos em Araguaína, ocasião em que a secretaria apresentou estudo apontando que o acelerador linear, máquina utilizada nas sessões de radioterapia, adquirido em parceria com o Ministério da Saúde, pode ser instalado na sala que já existe no Anexo do Hospital Regional de Araguaína (HRA) sendo, para isso, necessárias algumas adequações. Na oportunidade, a secretaria esclareceu ainda que a empresa fabricante do aparelho também constatou que a sala pode comportar o novo equipamento.

Contratação da Oncoradium

As formas de pagamento e contratação da empresa Oncoradium respeitam o que foi homologado em acordo no dia 12 de fevereiro, em audiência entre a Sesau, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e a 2ª Vara dos Feitos das Fazendas e dos Registros Públicos de Palmas. O pagamento será feito por procedimento realizado, conforme valor que consta na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário Samuel Bonilha, todos os esforços estão sendo feitos para minimizar os danos aos pacientes e garantir a continuidade dos tratamentos. ”disse o secretário.

Mais de 20 pacientes de alta

Dos 116 pacientes que foram encaminhados a Imperatriz para as sessões de radioterapia, 21 já tiveram alta e retorno.

Uma das pacientes que ainda continua em Impetratriz é moradora de Formoso do Araguaia, Eliene Medanha, que conta que o tratamento tem evoluído cada vez mais porque tem sido de qualidade. “A forma como somos tratadas influencia muito. Aqui a hospedagem, alimentação e transporte atendem ao que gente precisa. Eu iniciei o tratamento em Araguaína, vim pra cá e com fé em Deus aqui vai terminar com tudo dando certo“, disse.

Também lutando contra um câncer na mama, a cabeleleira e moradora de Palmas, Maria Jesana, conta que há um ano descobriu a doença e que só faltam 15 sessões para finalizar o tratamento. “Muito bem tratada, contente e confiante. Estou quase finalizando o tratamento e tenho certeza que vai dar tudo certo. Tenho certeza que Deus preparou este lugar pra gente”, disse.

Acompanhando a esposa que também está em Imperatriz, Danerviel Digno disse que o tratamento que a companheira tem recebido só aumenta a esperança de melhora. “Graças a Deus aqui está tudo ótimo. O pessoal está cuidando da gente direito desde que chegamos aqui“, contou.

Visita aos pacientes

No último sábado, 12, o secretário Samuel Bonilha esteve em Imperatriz em visita aos pacientes. Na ocasião, ele visitou a clínica onde são realizadas as sessões e a casa de apoio, onde os pacientes estão hospedados. “Ver os pacientes de perto, conversar com eles e ouvi-los dizendo que está tudo dando certo é um grande alívio, pois essa é uma situação que temos acompanhado e que temos grande preocupação e total empenho na resolução do problema “, disse o secretário.


 
 
Notícias:
 
Mais Notícias:
 
 
 
Esportes:
 
Mais Esporte:
 
 
 
Videos:
 
Mais Video:
 
 
 
 
         
   
 
 
 
Mural de Recados
gilvando Diz:
Orozino Xavie que mora no meu condomínio aqui em Parauapebas ,tem mais de 30 anos quer não encontra com a sua família e a ultima noticia quer ele teve, foi quer eles morava ai na cidade de miracema,por favor ser tiverem alguma noticia de seu familiares entra em contato com...
 
 
 
 

Visitante Nº Contador de visitas

Untitled Document