Untitled Document
 
Postada em: 22/10/2015 às 18:44
Indígenas fazem protesto após serem barrados na porta da Vila dos JMPI
Fonte: g1tocantins
Clique na imgem para Ampliar
Etnias indígenas fazem protesto durantes os Jogos Mundiais
Foto: Divulgação


Indígenas de algumas etnias brasileiras fizeram um protesto na manhã quinta-feira (22) na porta da Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas.

Eles reclamaram que não conseguiram se credenciar para entrar no local e estão desassistidos pela organização do evento, sem água e alimentação.

Eles protestaram também contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e pediram a saída da senadora do Tocantins Katia Abreu do Ministério da Agricultura.

abertura dos JMPI acontece nesta sexta-feira (23), mas a disputa dos jogos de futebol já começou. Ao todo, 24 etnias brasileiras e povos de mais 23 países, representarão os indígenas de todo o mundo na primeira edição dos JMPI.

"Estou aqui para defender o direito dos povos indígenas do Brasil. Nós estamos sendo barrados para mostrar a nossa cultura, o nosso artesanato e até a nossa entrada na Vila", disse o cacique Daran, da etnia Tupi-guarani.

PEC

Os indígenas também protestaram com cartazes contra a PEC 215, que retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental.

Pelo texto da proposta, caberá ao Congresso Nacional aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Resposta

G1 entrou em contato com o Ministério do Esporte, responsável pelo credenciamento, para questionar porque os indígenas foram barrados e falta de assistência da organização aos indígenas, mas não houve uma resposta até a publicação desta reportagem. Em relação à assistência aos indígenas, a Prefeitura de Palmas afirmou que vai se pronunciar, mas ainda não enviou resposta.



 


 
 
Notícias:
 
Mais Notícias:
 
 
 
Esportes:
 
Mais Esporte:
 
 
 
Videos:
 
Mais Video:
 
 
 
 
         
   
 
 
 
Mural de Recados
gilvando Diz:
Orozino Xavie que mora no meu condomínio aqui em Parauapebas ,tem mais de 30 anos quer não encontra com a sua família e a ultima noticia quer ele teve, foi quer eles morava ai na cidade de miracema,por favor ser tiverem alguma noticia de seu familiares entra em contato com...
 
 
 
 

Visitante Nº Contador de visitas

Untitled Document